As três opções básicas de um lutador

Quando uma pequena tartaruga nasce na praia reage imediatamente aos estímulos do ambiente e mesmo sem raciocinar toma rapidamente a direção do mar sem titubear. Hoje em dia, numa luta, sua resposta é imediata e na direção certa?

Você faz parte de um sistema e se estiver em sintonia com ele, saberá reagir prontamente e na direção certa. Não existe ser vivo ou lugar nesse mundo que não esteja inserido em um sistema. Um atleta está para o Jiu jitsu assim como um filho está para sua família. Nesses dois universos existem tensões que podem deixá-lo seguro ou inseguro, existe competição entre irmãos ou adversários de luta, existem alegrias, compaixão, dor e outros sentimentos que vão te mover para que se torne uma pessoa única e especial. E o que promove equilíbrio em um sistema? A tensão. Tudo se move em função das tensões existentes no sistema. Isso é uma lei da natureza e não podemos ignorá-la.

Quando há tensão em um sistema, existem três tipos básicos de movimento a se tomar. Ou você se afasta, ou você se aproxima, ou você ataca/agride. Mesmo uma pequena planta que nasce ao lado de uma frondosa árvore numa floresta tem seus mecanismos para conseguir proteção e alimento. Naturalmente pelas circunstâncias, ela adota estratégias diferentes de sua enorme vizinha e às vezes tem vida mais longa que ela. Qualquer mecanismo de defesa que se adote, do mais simples ao mais elaborado deve começar com uma dessas três opções e na luta não seria diferente. Tanto o lutador que ataca impiedosamente o adversário exaurido, como o lutador que se afasta do oponente que está na iminência de passar sua guarda, ou o lutador que puxa para a guarda o outro que domina melhor a luta em pé, estão reagindo de acordo com as tensões existentes e com os recursos que ele entende possuir. Numa luta, adotar um movimento na direção errada pode ser fatal, portanto, esteja em sintonia sempre.

A velocidade e a direção desse nosso movimento dependem do quanto estamos em sintonia com o sistema/universo, mas sobre a sintonia que o lutador deve exercitar falaremos mais tarde.

Por Cleiber Maia

Deixe uma resposta

Últimos Tweets

Follow @lpmjiujitsu
Visitantes